Alimentos e nutrientes que devem ser consumidos na gestação.

A alimentação da mamãe durante a gestação deve ser saudável, uma vez que esta servirá de veículo de nutrientes para o seu bebê. Algumas vitaminas e minerais são de extrema importância e fundamentais nessa fase sublime, pois serão responsáveis pela formação, desenvolvimento e crescimento do bebê. São eles:
ácido fólico ou vitamina B 9: auxilia na formação do tubo neural, que protege o sistema nervoso central do bebê e tem como fonte alimentar os vegetais verde-escuros;
polifenóis: obtidos por meio das frutas e hortaliças;
vitamina A: por ter efeito protetor para anormalidades congênitas e também devido a ação antioxidante para o recém nascido, uma vez que ao nascer este produz elevada quantidade de radicais livres em virtude da exposição ao oxigênio, essa vitamina tem como fonte alimentos de origem animal e o betacaroteno em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros;
cálcio e a vitamina D: são responsáveis pelo efeito protetor pois a ingestão insuficiente destes pode ocasionar osteoporose e gerar recém-nascidos com menor densidade óssea, sendo as fontes derivados do leite, ovos, peixes e exposição ao sol;
ômega 3: atua no desenvolvimento do sistema nervoso e ocular, reduz o risco de prematuridade e baixo peso ao nascer, esse nutriente tem como fonte os peixes pequenos de águas profundas;
selênio: por ser antioxidante e atuar no crescimento fetal, suas melhores fontes são as castanhas e nozes;
zinco: um mineral que também é antioxidante e por isso a sua deficiência leva à má formação congênita e anemia, melhores fontes são carnes, castanhas e cereais integrais;
ferro, pois o feto adquire a maior parte das reservas da mãe, logo é uma forma de se evitar a anemia, têm como fontes os vegetais verde-escuros, carnes, leguminosas e cereais integrais também.
Vale mencionar que uma boa hidratação e pratica de alguma atividade física também beneficiará tanto a mamãe quanto o seu bebê!
Tais nutrientes citados, devem ser consumidos durante toda a gestação, no entanto, merecem importância de acordo com a semana ou trimestre gestacional. No 1º Trimestre: ácido fólico (até mesmo antes da concepção), vitamina A, vitamina D, zinco, ômega 3 enquanto nos 2º e 3º trimestres: vitamina A, cálcio, ferro, ômega 3.
Mas vale lembrar ainda, que a consulta com uma nutricionista experiente na área materno infantil saberá realizar um ótimo planejamento alimentar com alimentos ou suplementos ricos nesses nutrientes e de acordo com cada fase, pois apesar de existirem recomendações estabelecidas, a indicação deve ser realizada de forma individual e de acordo com o hábito alimentar de cada gestante.
Referências:
URRUTIA-PEREIRA, M.; SOLÉ, M. Deficiência de vitamina D na gravidez e o seu impacto sobre o feto, o recém-nascido e na infância. Revista Paulista de Pediatria Volume 33, Issue 1, March 2015, Pages 104–113.
Lassek WD, Gaulin SJ. Maternal milk DHA content predicts cognitive performance in a sample of 28 nations. Maternal & child nutrition. 2013.
MANSOURI, A.; MIRGHAFOURVAND, M.; CHARANDABI, S.M.A.; NAJAFI, M. The effect of Vitamin D and calcium plus Vitamin D on leg cramps in pregnant women: A randomized controlled trial. J Res Med Sci. 2017 Feb 16;22:24.
KONDO, A.; MATSUO, T.; MOROTA, N.; KONDO, A.S.; FUKUDA, H. Neural Tube Defects: Risk Factors and Preventive Measures. Congenit Anom (Kyoto). 2017 Apr 19.
VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2ª ed. Revisada e Ampliada – Rio De Janeiro: Editora Rubio, 2015.
COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade De Nutrientes. 5ª ed. Revisada e Atualizada – Barueri, SP: Manole, 2016.
#gestação #nutrição #alimentação #nutrientes #gravidez #almaterna #arianarocha