Vamos falar de Baby Led Weaning (BLW)? Método de introdução alimentar para os bebês!

BLW trata-se de uma prática não convencional aplicada na alimentação complementar e pode ser traduzido como “desmame guiado pelo bebê”, que consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o pequeno se sirva sozinho.
Registros na literatura indicam que o termo BLW foi utilizado pela primeira vez em 2003 por uma enfermeira americana após realizar um estudo observacional com alguns bebê e como eles lidavam com pedaços de alimentos inteiros disponíveis no momento das refeições.
A ideia do BLW é de que a comida seja oferecida picada aos bebês, em formas e tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e levá-la à boca. Assim, a criança vai comer o que quiser e na velocidade que quiser, sem pressão por parte dos pais – o que a incentiva a ter maior confiança, desperta a curiosidade sobre os alimentos e, especialmente, faz da refeição um momento gostoso e divertido.
No entanto, para que o bebê possa ser adepto desta prática alimentar, ele precisa de características chamadas de “fatores de prontidão”, como:
sentar sem suporte e ereto na cadeira de alimentação;
coordenação do movimento mão-boca;
interesse por objetos;
presença de movimentos mastigatórios;
movimento de pinça nos dedos;
interesse pelo prato dos adultos.
Observando e havendo esses sinais, a criança já está apta a levar os alimentos até a boca e praticar o BLW. Alguns dos benefícios do BLW, são:
a oferta de alimentos mais frescos e caseiros, permitindo maior exploração do alimento pelo bebê;
a mães sentem-se mais confiantes em dar ao bebê alimentos complementares e têm menor preocupação sobre a ingestão de nutrientes e bagunça durante as refeições;
os bebês participam mais das refeições em família.
É importante ressaltar que geralmente as mães adotam técnicas mistas de BLW e técnica tradicional da colher. A prevalência de mães que adotam o BLW sem nenhuma interferência de um adulto com a colher ainda não é significativa.
O importante é que, estando apto para praticar o BLW, o bebê seja mais participativo no momento de sua refeição.
Mas, atenção: apesar de todos os benefícios, nem sempre o BLW é a melhor técnica para o seu filho, por isso é muito importante consultar um especialista e saber mais sobre o assunto antes de praticá-lo.
#blw #introduçãoalimentar #alimentaçãocomplementar #alimentação #infantil #nutrição #bebês