@2017 por Laura Ayres. 

May 15, 2017

Please reload

Posts Recentes

Como curar o mundo com uma criança de cada vez.

April 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Vamos falar de Baby Led Weaning (BLW)? Método de introdução alimentar para os bebês!

 

BLW trata-se de uma prática não convencional aplicada na alimentação complementar e pode ser traduzido como “desmame guiado pelo bebê”, que consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o pequeno se sirva sozinho.

 

Registros na literatura indicam que o termo BLW foi utilizado pela primeira vez em 2003 por uma enfermeira americana após realizar um estudo observacional com alguns bebê e como eles lidavam com pedaços de alimentos inteiros disponíveis no momento das refeições.

 

A ideia do BLW  é de que a comida seja oferecida picada aos bebês, em formas e tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e levá-la à boca. Assim, a criança vai comer o que quiser e na velocidade que quiser, sem pressão por parte dos pais – o que a incentiva a ter maior confiança, desperta a curiosidade sobre os alimentos e, especialmente, faz da refeição um momento gostoso e divertido.

 

No entanto, para que o bebê possa ser adepto desta prática alimentar, ele precisa de características chamadas de “fatores de prontidão”, como:

 

  • sentar sem suporte e ereto na cadeira de alimentação;

  • coordenação do movimento mão-boca;

  • interesse por objetos;

  • presença de movimentos mastigatórios;

  • movimento de pinça nos dedos;

  • interesse pelo prato dos adultos.

 

Observando e havendo esses sinais, a criança já está apta a levar os alimentos até a boca e praticar o BLW. Alguns dos benefícios do BLW, são:

 

  • a oferta de alimentos mais frescos e caseiros, permitindo maior exploração do alimento pelo bebê;

  • a mães sentem-se mais confiantes em dar ao bebê alimentos complementares e têm menor preocupação sobre a ingestão de nutrientes e bagunça durante as refeições;

  • os bebês participam mais das refeições em família.

 

É importante ressaltar que geralmente as mães adotam técnicas mistas de BLW e técnica tradicional da colher. A prevalência de mães que adotam o BLW sem nenhuma interferência de um adulto com a colher ainda não é significativa.

 

O importante é que, estando apto para praticar o BLW, o bebê seja mais participativo no momento de sua refeição.

 

Mas, atenção: apesar de todos os benefícios, nem sempre o BLW é a melhor técnica para o seu filho, por isso é muito importante consultar um especialista e saber mais sobre o assunto antes de praticá-lo.

 

 

Compartilhe
Please reload

Siga